martes, 17 de mayo de 2011

Segredos são tesouros


Um dos grandes acontecimentos dos últimos anos foi a tao mencionada captura e morte de Osama Bin Laden. O que mais chama minha atenção (fora do aspecto político) é como alguém consegue se esconder de todos os organismos de inteligência dos Estados Unidos e do mundo inteiro!. Faz algum tempo vi o filme ‘Rede de mentiras’, onde a grande estratégia dos muçulmanos (ou a grande virtude) era não se comportar de acordo com estes tempos. Explico-me: para comunicar-se entre eles não usavam internet, telefones; agiam “à antiga”, por isso era tão difícil encontrá-los com “meios modernos”. Por outro lado – em ocidente- não há duvida de que estamos numa época onde nossas vidas estão expostas a um click de distancia. Onde nós mesmos compartilhamos fotos, estados, pensamentos à ligeira, tragédias, comedias, etc. É a rapidez dos tempos que tocou-nos viver.

Porem, o que chama poderosamente minha atenção é que – ao igual que os árabes do filme – podemos conseguir manter segredos, coisas privadas. Isto é, o simples fato de dizer algo ao ouvido a outra pessoa é sublime!. Não há serviço de inteligência, observação satelital, microfones, nada!, nada pode se interpor entre um segredo dito ao ouvido. Isto me tem maravilhado de tal maneira que agora adoro certos segredinhos, coisas intimas, linguagem que só temos com certas pessoas, códigos entendíveis só entre alguns; pactos, segredos; coisas inigualáveis que existe, são reais, mas que por ser tão intimas transformam-se em um tesouro.

Meu desafio de hoje é apreciar mais os segredos e experiências da vida; essas coisas que com poucos se compartem, que quiçá para os outros não tenha muito valor, mas devido a sua relevância, irrepetibilidade e cumplicidade, transformam-se em grandes tesouros. Cuidemos nossos tesouros.

No hay comentarios: