martes, 3 de mayo de 2011

De justiça e segurança


Sem duvida nenhuma, o acontecimento do momento é a morte de Osama Bin Laden. Num segundo plano ficou a beatificação do Papa Joao Paulo II; embora o mandatário peruano Alan Garcia tenha feito uma mistura noticiosa esplendida ao afirmar que o primeiro milagre de Joao Paulo foi a captura e morte del líder de Al-Qaeda. Falta-me fé para isso; mas enfim.

O presidente Obama afirmou orgulhosamente que “justicia foi feita”. Concordo plenamente com isso, pois por longa que foi a espera, o terrorista pagou com a morte seu crime. O presidente também afirmou que “agora o mundo é um lugar mais seguro”; neste aspecto eu discordo.

Em primeiro lugar, acabou-se com uma pessoa, não com uma religião e/ou ideologia. Desde o ponto de vista ocidental, claro que é uma vitoria, mas desde o ponto de vista muçulmanos (e principalmente dos da Jihad) é uma vitoria; Osama é um mártir que continuará inspirando a jovens. Isto só dá mais força ao seu grupo do terror.

Em segundo lugar, não pode se acabar com uma ideologia e/ou religião. O cristianismo é um claro exemplo de que enquanto mais perseguiam e eliminavam a seus lideres; mas a religião crescia, até o ponto de ter que afirmar que “ a sangue dos mártires é a semente do Evangelho”. Algo similar passa com o islamismo da Jihad; a guerra santa continua, Al-Qaeda já tem um novo líder, que pelo que li é mais radical que o mesmo falhecido.

Justiça foi feita? Sim. É o mundo um lugar mais seguro? Certamente que não.

2 comentarios:

Flavio dijo...

Neste caso feriu-se a mentor, mas a ideologia não foi dispersada. Daí os países que apoiam os EUA estarem em alerta vermelho. Mto bom seu post...abração

Daniela Vidal Ruiz dijo...

Exatamente Flavio.
Obrigada pela visita. Boa semana!