viernes, 18 de septiembre de 2009

Ser e parecer


“Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? Então lhes direi abertament:Nunca vos conheci: Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt. 7.22-23)

Vivemos uma epoca em que em que existe uma crise entre o ser e o parecer. Hoje quem ‘parece’ parece ser, mas não é. Quem é não se preocupa com ‘parecer’, pois sua natureza se manifestará em forma espontânea.
Quem parece se contenta com isso, pois as apariências o garantem superficialmente na sociedade e é aceito como se fosse realmente o que aparenta ser.
Se formos olhar para a Biblia ela também especifica as similitudes e diferencias entre o ‘ser’ e o ‘parecer’
No texto biblico acima, Jesus ainda esta proferindo seu Sermão da Montanha. No capitulo 7 começa falando sobre não julgar os demais para não ser julgados, e enfatiza em não julgar os irmãos e fazer para eles o que queremos que eles façam para nós. Mas nesta caminhada para entrar pelo caminho estreito, Jesus nos adverte dos ‘falsos profetas’, os pseudo-profetas ;e manda a ter cuidado e cautela com eles, pois aparentam ser ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes.
Interessante que acima Jesus manda a não julgar o irmão, mas aqui dá uma dica para reconhecer os falsos profetas e, de certa forma, classifica-los segundo suas obras. Mas aqui não os julgamos, apenas reconhecemos sua verdadeira natureza. Como reconhecer um verdadeiro profeta de um falso?. Jesus responde no v. 16 “por seus frutos os conhecereis”. O velho saber popular de que não podemos julgar o livro pela capa é derrubado. Em momento nenhum Jesus nos manda a julga-los com implicancia de punição, apenas a reconhece-los. O julgamento será por parte do Senhor naquele dia. Antes de ‘aquele dia’ eles estarão conosco, vivendo de apariências. Jesus esta dizendo: pode uma coisa crescer como algo que realmente não é?. Se recolhem uvas dos espinhos? Jesus pregunta aos discipulos. Infiro que os discipulos falaram: Claro que não meu Senhor!. Pois bem,diz o Cristo, da mesma maneira que não se colhem figos dos abrolhos, podem esperar coisas boas dos falsos profetas. Escutem e prestem atenção: a natureza interior não pode se mudada pelo exterior, pelo que vemos. As más arvores darão maus frutos, as boas arvores darão bons frutos. As arvores más serão cortadas e lançadas ao fogo, mas primeiro devemos ver seus frutos.
Dizer ‘Senhor, Senhor’ em nada significa que está ou entrará no Reino dos Céus, não é uma evidencia de regeneração. Reconhecer o Cristo como Senhor não afirma muito, perguntemos para o diabo quem é Jesus, ele responderá : Tu es o santo de Deus (Mr. 1.24) Fazer coisas que aparentem bondade no reino em nada garante a estada nele. O ativismo não é o passaporte para o Reino, pelo menos não para o reino dos céus. Fazer coisas para Deus não é o mesmo que ser de Deus. Imagino aos maus arvores dizendo: Senhor, nos não dimos frutos grandes e lindos? Acaso não é verdade trabalhamos e fizemos coisas espectaculares?. Acaso nosso esforço nada vale?. Note a arrogancia das más arvores, reivindicando sua natureza pelas suas ações!, chantageando Deus pelo seu ativismo nas periferias do Reino. Jesus , sem rodeios nem jeitinho dirá: nunca vos conheci, quem são vocês?, acaso pensam que pelas suas obras eu tenho que reconhece-los como algo bom?. Vós não fazeis o bem, pelo contrario, sois praticadores de iniquidade.
Isto nos revela muita apariencia e pouca verdade, muito parecer e pouco ser. Jesus nos ensina a reconhecer as pessoas não pelo que elas ostentam fazer em forma espectacular, senão em ver suas atitudes a longo prazo. Acaso hoje em nossas igrejas não vemos muitos frutos, muita apariencia?, sim! Porem algumas boas, algumas podres. Como reconhecer um fruto bom de um ruim?. Pelos pequenos detalhes do fruto, o cheiro, a textura, o sabor, a cor. De longe podem ser similares, mas se olharmos detidamente ,poderemos ver as diferencas enormes.
Como saber que uma arvore é boa? Porque continua a dar bons frutos!, como sabemos que uma arvore é má? Porque sempre deu maus frutos, porque sempre houve diferenças entre o que dizia ser e o que fazia, porque vimos que algo anormal há nesses frutos. Talves demoremos em reconhece-lo ou não saibamos explica-lo, mas sabemos que algo não esta certo em certas arvores.
Nesta sociedade é de suma importancia saber reconhecer o ser do parecer, pois tudo parece misturar-se para tentar nos enganar.
Como posso saber que alguém se arrependeu? Porque continua se arrependendo!. Como posso saber que alguem foi santificado por Cristo? Porque continua santificando-se!. Como posso saber que alguem é cristao? Porque cada dia se esforça por andar como ele andou, sem apariencias nem falsidade, senão em amor e sinceridade
Senhor, nos ajude a diferencias as uvas dos espinhos. A diferenca parece obvia,mas as vezes nos enganamos pela beleza aparente dos frutos. Senhor abre nossos olhos.

No hay comentarios: