sábado, 19 de septiembre de 2009

A salvação pertence ao Senhor, mas a evangelização pertence à Igreja

Hoje é sabado. Me propus terminar minha leitura este fim de semana. Leio a respeito de teologia de missão. Analizando o que o autor fala e comparando-o com nossa realidade eclessial, vejo que a pseudo- igreja-com suas heresias e autosuficiencia, negligenciam a obra missionária e os homens estão indo para o inferno sem conhecer a Deus.
Vejamos só. Na minha aula passada tinhamos como tarefa falar a respeito de se crianças que morriam sem ser evangelizadas, iam para o inferno ou não? Alguns representantes do pelagianismo-arminianismo (lembrando que Pelagio foi condenado como hereje no concilio de Efeso no século V), argumentavam que de maneira nenhuma Deus enviaria crianças ao inferno. Asseveraram que, mesmo sem jamais ter ouvido o Evangelho e sem ter sido regenerados e salvos, Deus em seu imenso amor daria um jeitinho de salva-las. A leitura de Champlin na sua Enciclopedia Filosofica-teologica, mostrava que quem pensava (calvinsitas radicais) que as crianças iam para o inferno, apesar de fundamentar sua opinião em passagens biblicos doutrinais de Romanos, eram terriveis e repugnantes.
Do outro extremo, os (o) agostinianismo-calvinista (s) argumentavam que, independente da idade, o único meio de ser salvos é por meio de Cristo. A Biblia não mostra uma alternativa!.
Mas a questão em si, nesta tarde de sabado, não é si as crianças vão ou não para o inferno (leia o post anterior “crianças no inferno”), senão a relativização da tarefa de pregar o Evangelho.
Quem crê que Deus pode dar um jeitinho (como se Deus fosse brasileiro e/ou latinoamericano) para salvar quem não conhece a Cristo como salvador, são os que negligenciam na obra missionária, confiando em que alguma bondade há no ser humano que possa considerar-se válida para entrar no céu. Este pensamento deixa que as pessoas por sí só-sabe-se lá como- ‘aceitem a Jesus’ (detesto esse termo) como salvador, pois a salvação ou condenação depende deles.
Agora, vejamos os que pensam que o Espirito Santo, por meio da pregação do Evangelho, pode converter às pessoas a Cristo. Quais as denominações que são pioneras em missões? Nao são a Presbiteriana e a Batista? Qual o primeiro protestante que chegou ao Brasil? Não foi Simonton, um presbiteriano que se conscientizou da urgencia missionaria ouvindo uma pregação de Charles Hogde?
A evangelização é uma tarefa da igreja e os não evangelizados serão condenados. Não pretendo entrar em ‘eleição’, pois a salvação pertence ao Senhor, mas a pregação do Evangelho pertence a nós, portanto devemos limitar-nos a isso.
Pensar que Deus, a final de contas, salvará a todo o mundo porque ‘Deus é amor’, denigre todo seu caráter justo e santo.
Por nada podemos negligenciar nossa tarefa de pregar o Evangelho e anunciar a Cristo a tempo e fora de tempo, assim como os apostolos faziam; tendo um estilo de vida fraternal e peculiar, louvando a Deus e tendo o favor junto a todo o povo. E o Senhor acrescentava os que iam sendo salvos cada dia no mesmo lugar. (Tradução literal. Novo Testamento interlinear)

No hay comentarios: