domingo, 9 de agosto de 2009

O Reino de Deus e a sua (Sua) justiça


Acredito que um dos temas mais belos do Novo Testamento é o Reino de Deus. Atrever-me-ia a dizer que não somente do Novo Testamento, senão da Biblia toda, pois nele se manifesta o eterno e invisivel poder de Deus no meio da historia.Todas as doutrinas biblicas são manifestas para a concretização do Reino para glória d`Ele.
Todo o Antigo Testamento apresenta a nação de Israel e a seu único e sublime rei: YHWH como criador e autor das vitórias e derrotas dos israelitas. Um Deus soberano que exalta, humilha e ama seu povo. Que ensina através dos pagãos que todo poder esta n´Ele e não na intregridade da religiosidade nem na força militar, necessariamente. Um único Deus que não tem par. Recém em Isaias o povo conhece que não existe ‘ outro” deus e que os idolos nada são. Adonai é suficiente para seu povo e Ele reivindicará as promessas da restauração de Israel que continuamente pasara pelo oprobio e desgraça.
A esperança é um elemento que sempre esteve presente no Antigo Testamento. Esta esperança de restauração a vemos cumprida a cabalidade no Novo Testamento.
A aparição do Messias no estado de humilhação foi o fato glorioso e a consumação de toda esperança e promessa feita por Deus. O Reino de Deus se havia aproximado à humanidade, Ele estava entre nós!. O único capaz de exercer toda justiça estava presente e pronto para fazernos participantes da promessa de restauração.
Quando Jesus ensina à multidão e aos seus discipulos a “buscar primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas os seram acrescentadas tenho boas razões para acreditar que não se referia a atos de justiça propriamente tais, senão que se referia a Ele mesmo.
A lei nos revela o pecado e a incapacidade de cumprir todas as exigencias feitas a cabalidade. A consciência de incapacidade se faz manifesta pela lei e todo esforço humano torna-se vão para realizar tão utopica tarefa. É mister algo ou alguém que cumpra a lei a totalidade, alguém justo demais para realizar tal tarefa. Somente o Filho de Deus poderia dar-nos essa justiça; convertendo-se assim na personificação da justiça, a utopia sendo realizada, o sonhos dos homens torna-sem realidade por meio de um deus, o único Deus soberano do universo.
Buscar o Reino de Deus e a sua justiça é buscar a vontade de Deus e a pessoa do proprio Jesus, encarnaçao e personificação exata de toda justiça realizada. Tendo estas coisas como prioridade, todo o demais que precissemos simplesmente será acrescentado. A única e sublime necessidade é busca-lo, as demais coisas são só isso: coisas.
Que o mesmo Rei nos ajude a busca-lo cada dia, para que assim se torne nossa necessidade prioritaria, o sublime anseio da nossa alma e a satisfação da nossa vida.

1 comentario:

Liliana Sepúlveda dijo...

Posso dizer, plenamente que nao discordo de vc, O Reino de Deus é ao qual temos sido incertados, pela sua graça. É maravilhoso contemplar a Historia e ver como Deus vai estabelecendo os principios morais, espirituais y físicos do seu reino, y como este é válido somente pela obra de Cristo.
Assim conclúo que Cristo é a justiça deste Reino, e que quando compreendemos isto, ja quasi nem te importa o que é acrescentado (coisas físicas)porque Cristo passa a ser tudo para a gente.
Me alegro de ver la gran teóloga en la que te haz convertido. te admiro. Lili