viernes, 19 de junio de 2009

Ladrão ou diabo?


Sinceramente, já perdi a conta de quantas vezes na minha vida tenho ouvido o muito citado versiculo de João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Este versiculo sempre tem sido atribuido ao diabo. Parece que o “saber popular gospel” nos diz que o ladrão é o diabo que vem a roubar, matar e destruir. Não gostaria de contradizer o saber popular gospel, mas nesta ocasião torna-se necessário em honor à verdade biblica. Nem precisamos ir para o grego koinê para saber, de fato, a quem Jesus esta se referindo. O contexto imediato nos mostra com quem o Mestre fala e a quem se refer quando diz “ladrão”.
Veja só. Para variar, Jesus estava rodeado de fariseus, os quais tinham presenciado a cura de um cego de nascença (cap. 9), se atribuindo todas as qualidades divinas de dar luz a aqueles que não a tem; não porque o cego ou seus pais houvessem pecado, senão para que a glória das obras de Deus se manifesta-se nele ( 9:3). Os fariseus estavam julgando que Jesus não poderia ser Deus porque não guarvada o sabado ( 9:16). Outros não deixavam de se assombrar pelo caráter extraordinario da sua personalidade e capacidades sobrenaturais (9:16b). O povo estava desorientado, querendo acreditar em Jesus, mas com medo dos judeus. Os fariseus são confrontados pelo próprio cego desprezado e sem religião de não saberem de onde vinha a autoridade e poder que este Jesus tinha. O próprio cego reconhece a divindade de Cristo (v.32-33). Os fariseus se mostram arrogantes perante a confissão do cego (v.34).
Cristo estava indignado com a pressunção dos fariseus e pela sua hipocrisia, quando começa o capitulo 10. Vale relembrar que nos textos originais não existia essa divisão de capitulos e versículos, portanto as divisões que temos em nossas Biblias jamais devem nos servir de guia para separar um assunto do outro, jamais!. Sendo assim, Jesus continua falando aos fariseus e dos fariseus, acusando-os de clausurar a porta para que as ovelhas entrem no curral. Jesus se autodenomina como a “porta” (v.7) e quem tenta entrar por outra porta, ou seja, manter uma religiosidade e chegar a Deus de outra forma que não seja por meio da “porta” que é Cristo, é ladrão e salteador. Quem queria manter sua religiosidade por meio da Lei e não de Cristo que é a porta, eram os próprios fariseus. Ele é a porta e todos os que vieram antes dele - religiosos fariseus – não são nada mais nem nada menos que ladrões e salteadores.
Onde se encaixa o diabo em tudo isto? Por acaso o diabo veio “antes dele” historicamente? As ovelhas não seguem os falsos mestres ladrões e salteadores que querem manter uma religiosidade fora da porta que é Cristo. As ovelhas ouvem a voz do pastor e o seguem. O ladrão que são os falsos mestres destruim a vida das ovelhas, roubam sua proximidade com Deus e colocam fardos religiosos pessados demais para se aproximar de Deus. Jesus veio para que tenham vida n’Ele e vida em abundancia.
O mercenario do v. 12 sem dúvida é o mesmo ladrão e salteador. O mercenario foge porque não são deles as ovelhas. Este ‘fugir’ era a mesma atitude despreocupada que os fariseus tinham com o povo judio respeito a cuidar deles como lideres religiosos.
Mas vamos para o ponto: Diante de todo este contexto, como poderiamos chegar à conclusão que o ladrão é o diabo? Acaso o diabo é mercenario, ladrão e salteador?. Pode até ser, mas o texto claramente esta dizendo que os mercenarios, ladrões e salteadores são os lideres religiosos. Olhem só o v. 40 do capitulo 9 quando os fariseus perguntam se eles também são cegos. Até eles sabiam que Jesus os estava acusando de não ser do aprisco e nem deixara que as ovelhas que são de Deus entrem pela porta verdadeira.
Jesus, a luz verdadeira, dá luz a um cego da nascimento, tirando toda culpa pecaminosa dos pais e do próprio cego, atribuindo a causa da ceguera para glória de Deus e a manifestação das suas obras!. O mesmo Jesus chama os fariseus de ladrões, mercenarios, salteadores; porque diziam saber a verdade, estar na luz verdadeira, contudo eles eram mais cegos que o próprio cego, pois vendo não enxergavam e pecando diziam não ter pecado.
Onde se encaixa o diabo aqui? Eu não o vejo explicitamente, pois o texto não o apressenta. O texto só fala da insuficiência dos fariseus de cuidar do rebanho de Deus. Fala das ovelhas que ouvem a voz do pastor, do cuidado eterno e permanente que ele tem para com elas. Fala da luz que tira as pessoas de toda treva e das trevas nas quais permanecem aqueles que pensam estar na luz por sua própria capacidade e observancia mosaica.
O texto fala de Cristo e só de Cristo, como sempre!
O diabo não é onipresente, sendo assim, ele não esta no texto.

No hay comentarios: