lunes, 29 de junio de 2009

Deus, sempre Deus

São 23:15 e perdi o sonho. Sempre acontece quando estou ansiosa. Para ocupar meu tempo li Calvino e mexi na net. Entrei na comunidade de Nietzche (faz tempo que não entrava) inconscientemente fiz um paradoxo: que tem a ver Calvino com Nietzche!? Nada!! Acredito que Calvino o chamaria de 'porco que deve ficar na sua pocilga', como sempre falava dos filosofos epicureos e escolásticos.
Mas há um tema em comum que os une: Deus. Por Nietzche odiado até a morte, por Calvino amado para todo o sempre. O tema de Deus e a sua existencia tem unido não tão somente à antitesis Nietzche-Calvino, ou ateísmo-cristianismo, senão que todo debate sério de qualquer índole sempre nos levará a Deus.
Existencia ou não existencia, presente ou ausente, deista ou soberano; entre essas premissas divagam as pessoas que meditam na sua existencia como ser humano. Mas me deixa tão feliz que Deus sempre esteja presente, até em comunidades ateas, onde por coerencia nem deveria aparecer seu nome!. É impossivel negar a sua existencia, a própria natureza nos revela fulgores da sua glória, a nossa alma o anseia. Esse anseio desesperado é que leva ao ateu a odia-lo e nega-lo, porque é algo que está além dele mesmo, é o 'totalmente outro'. Temos dentro de nós o que mais nos assemelha a Ele e o que mais nos faz diferente Dele: imagem do divino e o pecado.
Louvo a Deus porque realmente ninguém precisa defende-lo para fortalecer a sua existencia, Ele se vale por sí mesmo, até nas comunidades ateas é tema de conversação e discussão.
Ele está aí, para felicidade de uns e desgraça de outros. Nada pode fugir da sua presença, nem o mais nietzchiano ou sartreano. Deus sempre esteve e estará, nunca se foi, qual relogeiro que dá corda ao mundo e logo o abandona ao acaso. Deus, sempre Deus.

1 comentario:

Austri Junior dijo...

Ffantástica a sua reflexão Daniela: Deus não precisa que o defenda. É a mais pura, sábia equilibrada verdade.Pois Deus é Soberano, Supremo, e pode muito bem aguentar qualquer "parada".
Gostri muito do seu blog, e gostei do seu comenmtário no meu blog.
Abraços e Paz!