lunes, 29 de junio de 2009

Cinema à 'carte'


Na sabedoria popular há muitos ditados que expressam alguma verdade. No meu país há muitos e acredito que aqui no Brasil há também.

Um entre tantos diz 'dime con quien andas y te diré quien eres', 'al mal tiempo buena cara', 'mas vale pájaro en mano que cien volando' entre tantos outros que aprendi do meu pai e dos meus professores. Mas a esse 'dime con quien andas y te diré quien eres' (dime com quem andas e dir-te-ei quem és) eu fiz uma modificação: 'dime a música que escutas e dir-te-ei quem és'. Mas atualmente criei outro de maneira similar: 'Dime os filmes que assistes (ou gostas) e dir-te-ei quem és.

Lembro há alguns anos atrás, creio que meu primeiro ano aqui, que um grupo de amigos fomos um final de semana à casa de outro amigo fora da cidade. Entre saidas, risadas, pizza; não poderia faltar o típico filme de final de semana. Para isso fomos todo mundo à locadora para escolher os filmes. Estava ansiosa por poder escolher algum drama existencial-social (America X), uma comedia bizarra com humor absurdo, que só dá vontade de rir de tão absurdo que é (só lembrar de Adam Sandler e seus filmes que adoro) ou até uma comedia romántica como Letra e Musica (Drew Barrymore e Hugh Grant); mas ao fazer as apreciações dos filmes, percebi que era minoria nesse lugar. Confesso que fiquie frustrada. Meus amigos e eu tinhamos gostos tão diferentes!. De pronto me vi rodeada de 'Legalmente loira', 'Constantine' (me perdoem, mas esse filme é horrivel!) e outros que minha mente não guardou na memoria para minha saúde.

Talves esteja sendo muito critica, critica demais como me fez perceber o último exercicio psicológico que fiz (não acredito muito na psicologia, mas esse é outro tema), mas aí percebi que as prioridades da vida, os conceitos, as janelas e prismas pelos quais a vida é observada são sempre diferentes de uma pessoa para outra, e isso se reflete nas tuas opções, opções tão simples como escolher um filme. Já dizia o grande C.S Lewis que ao conhecer um amigo, preguntas para ele 'Você vê a mesma verdade?'. Se a resposta for positiva reforçara a ponte de amizade e filosofia de vida, se for negativa perjudicará a amizade, ou apenas será neutra, não acrescentará nada. É assim que as coisas funcionam...pelo menos para mim...A sabedoria popular está aí..heheh.

Continuo tendo esses meus amigos depois daquela catastrófica ia à locadora, mas a respeito de filmes nada foi acrescentado. Poderia ter sido, mas não foi, pelo menos não no 7° arte. Contudo, sempre há alguém que consegue ver a mesma veradade, sempre há, e por curioso que seja, esses são meus amigos mais próximos. Assim como há variedade de filmes, há variedade de gostos. Eu fico com os meus, com minha cinema à carte .

No hay comentarios: