miércoles, 13 de marzo de 2013

De cirandas e certezas


Essa manhã eu estava de boa, escutando um jazz e lendo a Sábato; cumprindo a rotina de sempre, deitada no sofá. Desta vez no sofá, pois a chuva na minha sacada não me deixa sair.
De pronto um circulo gelado começou crescer no interior meu pequeno e frágil peito, girando e girando sem parar, ampliando-se na medida em que girava, girava e girava; qual ciranda de criança, as que, alias, sempre me recusei a dançar.
Mas a ciranda que em tempos de infância não dançara, retornava nesta pseudo manhã de fim de mundo. E é que o passado sempre volta quando fica inconcluso, assemelhando-se ao eterno retorno do qual sempre queremos fugir. Pois bem, enquanto sentia a ciranda do meu ser girar e girar, os pensamentos foram se remexendo e saindo de lugar. E agora estou aqui, sem “ismos”, sem ponto de equilíbrio, sem nada que me sujeite a uma certeza, duvidando de tudo e dando por possível tudo (bem, quase tudo), uma perfeita niilista...quem di-lo-ia!!
É tão estranho saber e comprovar que as pessoas mudam. E quando digo “as pessoas” refiro-me especialmente a mim, pois não gosto de ambiguidades. Sou eu, eu que mudo a cada certo tempo, quando o solstício de inverno se aproxima, quando os astros se alinham e os polos se descongelam com rapidez. Certezas nunca teremos, apenas crenças, pois se de cirandas e reviravoltas se trata, elas sempre mudam seu ritmo e canção. E com a vida não é diferente.

No hay comentarios: