jueves, 31 de marzo de 2011

A auto-guerra


Sempre temos ouvido dizer (sobretudo no ambiente pentecostal) que nossa luta é contra demônios, principados das regiões celestes e essas coisas, que rapidamente nos levam a um dualismo que pouco tem de bíblico e muito de filosofia grega. Para lutar contra o mal não é necessário miles de demônios e setas, senão que basta olhar para nós mesmos e ver a auto-luta constante que temos, ao estar cheios de imperfeições, pecados, ruindade. A lista de Romanos 1 é uma clara radiografia do que é o homem (Rm. 1.29-30): injusto, fornicario, perverso, avaro, mau, cheio de inveja, homicida, enganador e uma serie de perversidades que formam o coração humano.

Isto não é algo novo, pois lendo a Bíblia no meu devocional diário ( o quase diario, em honra à verdade) no livro dos Salmos notei algo novo e especial. Ontem foi a vez do Salmo 19, que –confesso- nunca tinha parado para meditar nele. O homem segundo o coração de Deus já dizia muito antes de Paulo como estava constituído o homem; sabia que ‘em pecado foi concebido’ (Sl. 51:5). Podemos observar mais profundamente este tema no Salmo 19:12-14, onde nos ensina a verdade de que

O pior demônio que devemos enfrentar está dentro de cada um

O texto nos mostra alguns vícios humanos, entre eles

1) A autocomplacência (v.12)

Se há algo que a gente nunca faria é julgar a nós mesmos. Acreditamos que somos perfeitos, que não erramos, e é muito difícil colocar a outra face ou admitir erros na vida. Temos como máxima ‘a seita sempre é a do outro’, e nós ortodoxos, e isto nos leva a não ter um relacionamento frutífero, e honrar a Deus neles. Uma das coisas mais dificies para o ser humano é admitir seus erros e pedir o perdão correspondente; seja culpável ou não.

E o salmista sabia disto. Sabia que na sua mente escurecida pelo pecado, julgava-se reto, mais ao mesmo tempo reconhecia que era assim. Sabia que era autocomplacente, e por isso pede ajuda ao Eterno.

‘livra-me dos (erros) ocultos’

O primeiro passo que o salmista nos ensina para não ser autocomplacentes é que devemos

a) Reconhecer que somos maus

O primeiro que ele começa admitindo é que as pessoas erram. Inclusive o mais notável dos reis de Israel, o homem segundo o coração de Deus se equivoca. Ele admite que não pode entender seus erros, porque para ele tudo parece correto, mas ainda assim sabe que erra. Reconhece sua maldade.

b) Ora por ajuda

‘Livra-me dos que me são ocultos’ é a oração de Davi. Há coisas que ele não via e há coisa que também nós não vemos, mas sabemos e reconhecemos que estão ali. Contra eles pouco podemos fazer porque estão ocultos a nossos olhos. Porem não estão ocultos aos olhos de Deus, é por isso que ele implora ao Eterno que o livre dos ocultos.

Da mesma forma devemos orar: livra-nos Senhor dos nossos erros, de agir em forma errada, livra-me da inveja, pleitos, iras, orgulho, etc. Livra-me!

2). Somos soberbos (v.13)

Tal como menciona Pablo em Romanos, Davi muitíssimo tempo antes, também conhecia quão soberbo é o ser humano. O salmista pede para ser mantido distante da soberba, porque sabe que ela corrompe o coração, distancia às pessoas e não glorifica a Deus. Ele implora para se manter longe e que ela não tome conta do seu coração.

Da mesma forma que Davi reconhece que o ser humano é soberbo, nós também devemos reconhecer nossa soberba, pois só reconhecendo-a é que Deus nos ajuda a vencê-la. Um dependente das drogas jamais as deixará até que não reconheça sua dependência; da mesma forma acontece com a soberba e o orgulho.

Deus, livra-nos da soberba e enche-nos de humildade. Ensina-nos a reconhecer nossos erros e a ser humildes.

Conclusão

O versículo 13 e 14 concluem dizendo que só sem autocomplacência e soberba podemos ser íntegros e não rebeldes.

Somente reconhecendo nossos erros ( e nao se orgulhando deles –‘sou assim e assim morrerei’), nossos ditos serão agradáveis diante de Jeová. Só assim nossa mente terá pensamentos de paz, nosso coração não terá imundícias.

Jeová, nosso redentor, é o que conhece nosso coração e é o único que nos pode ajudar a lutar contra nós mesmos. Antes de lutar contra demônios, vença sua autocomplacência e soberba, e mantenha uma atitude integra diante de Deus e dos homens. Esta é a única forma de exaltar e engrandecer a Deus diante do mundo, dando um bom testemunho.

Não seja autocomplacente

Não seja soberbo

Seja integro diante de Deus.

Ajude-nos Jesus.

Amém.

2 comentarios:

Eduardo Medeiros dijo...

oi daniela, tudo bem?

gostei muito do seu texto pois também não acredito nessa tal "batalha espiritual" que tem gerado conceitos e atitudes bizarras por parte de alguns. a bem da verdade, a moda da batalha espiritual já está arrefecendo há uns tempos. a igreja atual vive de novidade em novidade...

estoy acá(é assim que escreve? rsssss)

caminhosdateologia.blogspot.com

abraços

ah, achei interessante o nome do blog.

minuciosa formiga dijo...

Adoro visitar esse Blog, não pelo fato da proprietária ser minha amiga. Mas por sentir o Espírito Santo falar ao meu coração sempre que leio seus textos. Deus te abençoe, pajarita. Amo-te em Cristo Jesus!