miércoles, 24 de febrero de 2010

O Reino de Deus e a Igreja indestructivel

Se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus não poderei desfazê-la (Atos 5.38)

Durante todo o transcurso da historia, podemos ver diferentes grupos sociais que tem surgido, tais como os hippies, nazis etc., todos como resposta a um fenômeno social. Vimos seu surgimento, apogeu e decadência. Porem, quando pensamos na Igreja de Cristo como um grupo de pessoas, as apreciações são diferentes, pois não esta criada por fenômenos sociais, senão que é o próprio soberano do universo implantou a comunidade dos santos, não como instituição, senão como uma fraternidade regida por princípios e valores divinos. Por isso não pode ser destruída.

Quando estudarmos as Sagradas Escrituras, vemos, em forma transversal, a intenção de Deus de se reconciliar com a sua criação. No Antigo Testamento podemos observar a YHWH tendo um relacionamento especial com seu povo escolhido – Israel. No começo, depois da queda de Adão, o ser humano perdeu totalmente a comunhão com Deus, mas o soberano continuava com seu plano de ter um relacionamento estreito com a humanidade. A promessa feita a Abrão (nesse então “Abrão” e não “Abraão”)de que sua descendência seria numerosa como as estrelas, nos confirma o firme e imutável desejo de Deus de ter uma comunhão com o ser humano. Poderíamos citar dezenas de exemplos bíblicos nos quais se mostra o interesse de Deus em remir seu povo, como por exemplo o resgate de Egito pela mão de Moises, o reinado de Davi, homem segundo o seu coração, as exortações dos profetas a viver uma vida santa para YHWH, as continuas repreensões ao povo através dos exílios etc. contudo, tudo isto era uma “sombra daquilo que haveria de vir”, pois, como bem o retrata o profeta Isaias, Uma criança nos nasce, filho nos é dado, e o principado sobre seu ombro; e chamar-se-á Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. A extensão do seu império e a paz não terá limite, sobre o trono de Davi e sobre seu reino, dispondo-o e confirmando-o em juízo e justiça desde agora e para sempre. O zelo de Jeová dos Exércitos fará isto (Is. 9.6) . A transgressão cometida por Adão, que sujeitou toda a raça humana a estar destituídos da glória de Deus, foi concertada em Cristo e por Cristo, restabelecendo de uma vez por todas a comunhão entre a criatura e seu Criador. Deus reconciliou o mundo consigo mesmo na cruz (II. Cor. 5.18-19) e por meio da fé neste sacrifício vicário, nos tornamos seus filhos, tendo assim o ministério da reconciliação.

Para seus filhos, o próprio Cristo deixou uma missão, belamente registrada nos Evangelhos, como lemos em Mateus 28.18-20: E, chegando Jesus, falou-lhes, dizendo: È me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Essas mesmas palavras podem ouvi-las hoje do Cristo ressurreto, que nos comissiona a pregar o Evangelho, já que Dele é toda potestade no céu e na terra, e estará conosco todos os dias até o fim do mundo. Como me enviou o Pai, assim também eu os envio, diz o Cristo em João 20.21.Por isso, da mesma forma que o Messias anunciou reconciliação entre Deus e os homens, nós – criaturas feitas filhos reconciliados – devemos anunciar a paz existente por meio de Cristo. Essa é a tarefa de todo cristão fiel: anunciar a reconciliação e remissão de pecados por meio de Cristo.

Pode parecer que, em pleno século XXI, não existam lugares onde o Evangelho não tenha chegado, mas lamentavelmente não é assim. Tive a oportunidade de estar com os índios terenas no Mato Grosso do Sul, e aqui, perto de nós, em pleno século XXI constatar a sede a respeito do Evangelho. Existem dezenas de aldeias e povos não alcançados em América do Sul, basta mencionar as tribos amazônicas, os índios peruanos. Também o mundo muçulmano é, creio eu, o grande desafio da Igreja hoje, assim como a China comunista, África com suas selvas virgens, e claro, o mundo ocidental que, perdido no ateísmo, agnosticismo e ceticismo, precisa ser re-evangelizado.

Conscientes desta realidade, porém confiados em que Deus promove e sustenta a Igreja no Reino, capacitando a seus participantes, é que nos sentimos amparados para realizar tão sublime tarefa de pregar o Evangelho no Chile. Nossa tarefa aqui é pregar de uma forma singular. Com o apoio da IPRB e principalmente da MISPA- Missão Priscila e Àquila, queremos implantar aqui no Chile uma Base Missionária e Campo intermediário. Sabemos que o Reino de Deus abrange a transcende às denominações, por isso a MISPA trabalha com missionários chilenos, para assim cooperar na expansão do Reino e crescimento da Igreja. Nossa finalidade é receber aos candidatos a missões (prévio cursamento da EMPA- Escola de Missões Priscila e Áquila) que tenham um chamado para países de America Latina. Durante um período de seis meses a um ano, prepararemos ao candidato a missões no aspecto lingüístico, de contextualização, de evangelização e implantação de igrejas. Estamos conscientes do retorno prematuro de missionários que são enviados sem nenhum tipo de preparo pré-campo, por isso nosso desejo é que o futuro missionário esteja capacitado para realizar a santa obra de maneira eficiente e eficaz onde queira que este.

A tarefa da Igreja é cumprir a missão supracitada de Mateus 28.19-20, e para isso fazemos missões, isto é, varias formas de levar o Evangelho. Nossa forma é preparando o candidato que vá à linha de frente no campo ainda não alcançado.
Da mesma forma que Deus escolheu a Davi para governar Israel, que chamou Isaias para profetizar e que comissionou aos discípulos o no passado, assim continua convocando aos seus filhos para que anunciem as palavras de salvação. Cristo comissiona pessoas, ainda em uma era onde a tecnologia avança a passos agigantados e parece querer arrebatar tarefas que outrora eram exclusivas de pessoas. O Messias ressurreto comissiona sujeitos e não objetos para fazer discípulos de todas as nações. Movimentos podem surgir com grande aleivosia e logo cair, mas a Igreja de Cristo continua avante, pois este conselho é de Deus e ninguém o pode destruir.

Que o Eterno proteja sua Igreja e a faça crescer no Reino.
Nele, que nos amou ainda não sendo amáveis.
Miss. Daniela Vidal R.
Chile.
Contatos:
e-mail: dvidalita@hotmail.com
Blog: http://www.basemisioneraiprch.blogspot.com
Conta bancaria: Banco Bradesco
Agencia 0004-3 C/C 67525-3

1 comentario:

Heitor Alves dijo...

Olá Daniela,

Seu blog já está fazendo parte a Sociedade Calvinista. Um abraço.

Heitor Alves
eleitosdedeus.org/sociedadecalvinista